Limão tem que ficar na geladeira? E se já estiver cortado? Descubra!

Quando a vida lhe der limões, saiba que há muito mais que você pode fazer com eles do que apenas fazer limonada. Suco, fatiado ou raspado, esta fruta cítrica pode ser usada de várias maneiras e dá um toque a qualquer prato, de sobremesas e bebidas a saladas e massas.

Se você gosta de cozinhar, ou se costuma adicionar limões em tudo o que vai comer, provavelmente já se viu desperdiçando um pouco da fruta. Então, qual é a melhor maneira de armazenar os limões?

+ Aprenda 3 receitas fáceis e deliciosas para a festa junina em casa

+ Esse é o segredo de armazenar o pepino (mesmo cortado) para que ele permaneça fresco na salada

+ Essa é a maneira certa de armazenar laranjas para mantê-las sempre frescas

Como armazenar um limão cortado, suas raspas e quando ele está verde. Fotos: Pexels
Como armazenar o limão cortado, suas raspas e quando ele está verde. Fotos: Pexels

Além disso, você sabe o que deve fazer com o resto quando uma receita pede o suco de meio limão ou apenas as raspas? Você deve refrigerar os restos ou armazená-los em outro lugar? Confira as respostas a seguir:

A geladeira é a melhor resposta?

Como é o caso da maioria das frutas, Anina von Haeften, cofundadora do serviço de entrega de comida Farm to the People, nos Estados Unidos, recomenda guardar os limões na geladeira. “Você pode mantê-los no balcão, mas eles não vão durar tanto e vão começar a secar”, explica ela.

“No balcão eles duram cerca de uma semana e na geladeira podem durar até um mês.” Ao manter os limões na geladeira, von Haeften diz para colocá-los em um recipiente herméticamente fechado, o que os ajudará a ficar mais suculentos e manter a umidade por mais tempo. Se, por acaso, você tiver limões verdes, no entanto, ela recomenda deixá-los no balcão até que fiquem amarelos e, em seguida, colocá-los na gaveta da geladeira.

Manter os limões na geladeira não apenas os faz durar mais, mas também mantém a textura macia da casca e mantém seu sabor. De acordo com Maddy Rotman, chefe de sustentabilidade da Imperfect Foods, “quando os limões estão mais frescos, são mais doces e menos ácidos do que quando começam a secar, o que acontece mais rapidamente à temperatura ambiente”.

Sobras de Limões

Quando se trata da casca, Rotman pede aos cozinheiros que nunca joguem fora uma casca de limão sem raspar primeiro. “As raspas de limão são tão versáteis em cozinhar e assar, então, mesmo que você não vá usar imediatamente, coloque-o em um recipiente selado no freezer e descongele quando quiser fazer algumas sobremesas de limão.”

Se você usar apenas meio limão, Rotman recomenda cobrir a extremidade exposta com filme plástico ou colocá-lo em um recipiente selado, certificando-se de usá-lo dentro de alguns dias antes de secar.

Por fim, para preservar o suco de limão restante, recomenda-se mantê-lo em um recipiente fechado na geladeira, onde manterá seu sabor por alguns dias. “Depois disso, é melhor usar suco de limão para cozinhar ou assar ou congelar o resto, despejando-o em bandejas de cubos de gelo e armazenando em um recipiente quando congelado”.

Quer ver mais notícias como essa? Então, confira outras matérias nossas:

+ Os tomates precisam ficar na geladeira? Descubra como armazenar da melhor forma!

+ Essa é a maneira certa de armazenar seu chá para que esteja sempre fresco

+ Qual é a melhor maneira de armazenar chocolate? (Dica: não é na geladeira!)

+ Conheça o whisky feito de caranguejos verdes nos Estados Unidos

Back to top